Nossa Senhora da Luz
2 de fevereiro

É preciso voltar ao século XV, nas terras lusas, para encontrarmos a origem dessa devoção. Com efeito, Pero Martins, agricultor da vila de Carnide, vivia tranqüilo com sua esposa, até que caiu prisioneiro dos mouros. Complicações de comunicação impediram de se efetuar o resgate, e sua escravidão ia se perpetuando.
Tanto rezaram ele, seus familiares e amigos, que Nossa Senhora Se encarregou do caso. Aparecendo-lhe em sonhos, prometeu que ele acordaria em sua terra natal, são e salvo, dentro de 30 dias! E diariamente se repetiram as manifestações sobrenaturais.
Mas a Virgem impôs uma condição: localizar uma imagem dela que estava escondida perto da fonte do Machado, e construir ali uma capela; uma luz indicaria o local.
Quem pode descrever a alegria do bom português?
Ano de 1463. No dia aprazado acordou em Carnide ante a surpresa de todos, e logo se dispôs a procurar a luz que daria a pista da imagem. À noite, na referida fonte, ele e seu primo Lopo Simões avistaram-na, tendo ela se movido até parar sobre umas pedras. Removidas estas, lá estava a imagem descrita pela Virgem nos sonhos.
Então, os aldeões construíram uma capela, depois uma igreja, pois o concurso de povo era cada vez maior. Foi assim que Portugal ganhou mais uma invocação a Nossa Senhora!
Os mesmos ventos que para cá trouxeram a expedição de Cabral, nos deram de presente a nova devoção, que em 1580 já tinha igreja no Rio e em São Paulo.
Devido a uma manifestação de uma imagem de Nossa Senhora da Luz é que foi desbravada uma região de pinheirais, com apoio dos índios caingangues. Estes se converteram, dando origem à cidade de Curitiba, que tomou essa invocação como Padroeira.
E todo o Brasil conhece essa devoção, denominada também como Candelária, das Candeias e da Purificação.
Conheça alguns produtos com Nossa Senhora da Luz, clique
aqui.
Ó Nossa Senhora da Luz, sede a luz de nossa caminhada. Nós Vos suplicamos que nos protejais de todo pecado. Vós que compreendeis as aflições humanas, livrai-nos do desemprego, da fome e da violência. Defendei-nos nestes tempos tão difíceis, e dai-nos a alegria de vivermos todos os dias a força do perdão e do amor.
Guiai-nos, ó Mãe Puríssima, e dai-nos um espírito de obediência filial a Deus. Inflamai-nos com o fogo de Vosso amor, para que amando Jesus, possamos torná-Lo amado por todos.
Nossa Senhora da Luz, rogai por nós.