Nossa Senhora dos Navegantes
2 de fevereiro

Estrela do Mar, Senhora dos Mares, das Candeias, da Esperança, da Boa Viagem, dos Navegantes, são alguns títulos de Nossa Senhora relacionados à proteção das pessoas que se movem sobre as águas, amparando-as dos perigos e conduzindo-as ao porto. É Ela que, intercedendo junto a Jesus, leva as almas ao porto da eterna salvação.
Essa devoção teve início no tempo das Cruzadas, quando os cristãos atravessavam o Mediterrâneo em direção à Palestina.
Na época das grandes navegações, essa devoção desenvolveu-se muito entre os navegantes portugueses e espanhóis. Antes da partida das caravelas, os viajantes assistiam à Santa Missa e imploravam a bênção da Mãe dos Navegadores para as perigosas jornadas de além-mar. Confiavam que Seu Filho os ajudasse, como o fez com seu*-s discípulos no Mar da Galiléia.
Chegou logo ao Brasil essa prática piedosa dos homens do mar, dos rios e dos lagos, que preferiram a invocação Nossa Senhora dos Navegantes. Os mais conhecidos santuários com esse nome estão em zonas de pescaria: na Praia de Mucuripe, de Fortaleza; em Penedo (Alagoas) e em Porto Alegre; Santos, Cananéia e Diadema (próximo à represa Billings), no Estado de São Paulo.
Nesses santuários as festividades acontecem na primeira semana de fevereiro, com animadas procissões aquáticas, precedidas da embarcação que leva a imagem da Virgem Maria, representada de pé, tendo o Menino Jesus nos braços.
É Padroeira de Porto Alegre, que realiza sua festa há mais de um século, com o concurso de 100 mil pessoas nos últimos anos.
Conheça alguns produtos com Nossa Senhora dos Navegantes, clique
aqui.
Oração
Ó Nossa Senhora dos Navegantes,
Mãe de Deus, Criador do Céu, da Terra, dos rios, dos lagos e dos mares, peço a Vossa proteção em todas as minhas viagens.
Protegei-me dos ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas para que não me desvie da rota do meu dever.
Minha vida é como a travessia de mar turbulento: as tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero.
Com a Vossa proteção e a misericórdia de Seu Filho, o barco da minha vida há de vencer com entusiasmo todos os obstáculos, ancorando segura e tranqüilamente no porto da eternidade.
Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por mim.
FalkenNews
Antecipando a informação
|