FalkenNews
ANO V – nº 1 – São Paulo, 05 de Janeiro de 2010

Nossa Senhora das Rosas

Rosa branca, rosa vermelha, rosa rosada. Quem pode descrever suas variedades e aromas? A rosa lembra paz, felicidade, harmonia, e muito mais. Ela bem merece o título de rainha das flores. E essa rainha não poderia deixar de marcar presença no buquê de virtudes de outra Rainha, a Mãe de Deus.
Como isso se deu? Usada desde a Antiguidade, com seus simbolismos e mistérios, a rosa fez sua entrada nas catacumbas de Roma no século III, sob a forma de pinturas associando os martírios ao paraíso. No século V a rosa já era associada metaforicamente à Virgem Maria: “a rosa entre espinhos” e “a fragrância de sua graça”. Para Tertuliano e Santo Ambrósio a raiz representa a genealogia de Davi, o broto é Maria e a flor (rosa) é Cristo. A veneração à Rosa Mística é dessa época. Gravuras e ícones começam a representar a Mãe Imaculada com o Filho nos braços e uma rosa na mão. Na Itália a "Madona das Rosas" é retratada em alguns santuários.


A devoção a Nossa Senhora das Rosas teve início no século XV e está ligada a dois fatos extraordinários – num dos quais a própria Rainha dos Céus e da Terra introduz a rosa em sua corte –, ocorridos na região da Bréscia, Itália, em 1417: dois mercadores romanos dirigindo-se a Bérgamo, se perderam na floresta perto de Albano, e foram duramente castigados pela neve e pela fome. Pediram auxílio ao Senhor, por intercessão da Virgem Maria, com o firme propósito de erguer uma capela em sua honra, caso os libertasse daquela situação. Rompendo a escuridão, veio do céu um raio de luz, que – qual nova Estrela de Belém – os indicou o caminho até a entrada de Bérgamo. Sentiram grande júbilo diante do maravilhoso milagre.


E tem mais. Perto da basílica de Santa Maria Maggiore, houve um segundo milagre: a Virgem Imaculada apareceu num trono de nuvens, cercada de rosas. O Menino Jesus portava lindo bouquê de rosas. Foram construídas uma igreja no Monte Bérgamo, hoje Monte Róseo, e uma capela em Albano, ambas dedicadas a essa invocação, que atravessou os séculos. Em 1855 fez cessar a epidemia de cólera nessa última cidade, e o povo erigiu um santuário no lugar da capela.

A festa de Nossa Senhora das Rosas é celebrada no dia 04 de janeiro. E não podem faltar rosas, muitas rosas.

Conheça alguns produtos com Nossa Senhora das Rosas, clique aqui.

FalkenNews
Antecipando a informação

 

Santa Inês ver mais...
São João bosco ver mais...

São Sebastião ver mais...

 

EDIÇÕES ANTERIORES

FalkenNews ANO IV– nº 2 – São Paulo, 03 de março de 2009 veja também

FalkenNews ANO III – nº 6– São Paulo, 03 de dezembro de 2008 veja também